“Não há risco de crise cambial no Brasil”, diz Temer
O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira (7), em entrevista para a TV Brasil, que o governo tem todas as condições para enfrentar a alta do dólar. “Não há risco de crise cambial no Brasil”, avaliou.
Segundo Temer, o país dispõe de uma reserva de US$ 380 bilhões e uma dívida muito inferior a este valor, além de manter sob controle o ajuste fiscal e continuar recebendo investimentos de empresas estrangeiras. Temer destacou ainda que não é apenas o Brasil que está sentindo os efeitos da valorização do dólar e da subida dos juros nos Estados Unidos, mas vários países, destacando México, Argentina e Colômbia.
Nesta quinta-feira (7), a moeda norte-americana ultrapassou a barreira de R$ 3,90 , acumulando alta de mais de 2%.
Incerteza eleitoral
Temer afirmou ainda não acreditar que a incerteza do quadro eleitoral traga riscos para a economia brasileira e defendeu que os eleitores examinem o programa de cada candidato.
“Acho que o voto será no programa; não na pessoa”, afirmou. Segundo Temer, os pré-resultados das pesquisas causam “preocupações nas pessoas”, mas avalia que os candidatos terão cautela e saberão se conduzir ao longo da campanha.
Ele disse que a reforma da Previdência precisará ser debatida e continuará no horizonte dos governantes. “Falar contra as reformas traz instabilidade para o mercado”, declarou. “Eu acho que pouco a pouco os candidatos vão ver que é importante a continuidade do nosso programa de governo”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.