‘Não quero ser presidente do Senado’, diz Renan Calheiros
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou em rede social que não pretende se candidatar à presidência do Senado Federal. A Justiça estava avaliando uma ação popular que buscava impedir que o emedebista fosse chefe da Casa.
“Olha, não quero ser presidente do Senado. Os alagoanos me reelegeram para ser bom senador, não presidente. Já fui várias vezes, em momentos também difíceis. A decisão caberá à bancada, e temos outros nomes”, escreveu, no Twitter.
Apesar dessa fala, Renan era visto como candidato em potencial para vencer o pleito no Senado. Dentro do MDB, ele tentava vencer a preferência de parlamentares ao nome da senadora Simone Tebet (MS). Há ainda resistência de outros partidos.
Olha, não quero ser presidente do Senado. Os alagoanos me reelegeram para ser bom senador, não presidente.
Já fui várias vezes, em momentos também difíceis. A decisão caberá à bancada, e temos outros nomes.— Renan Calheiros (@renancalheiros) January 21, 2019
Ação popular
O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou na sexta-feira (18) uma ação popular à Justiça Federal do Distrito Federal contra uma eventual candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
A ação em questão foi movida pelo coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Rubens Alberto Gatti Nunes, e sustenta que Renan “não possui bons antecedentes na Justiça Brasileira”, já que “responde a inúmeras investigações”.
Investigado
Renan Calheiros é investigado na Operação Lava Jato e, até semana passada, parecia quer voltar ao comando da Casa. Opositores dele criticavam a manutenção do voto secreto para as presidências do Congresso e chegaram a abrir uma ação pública sobre o assunto.
Um dos nomes na militância pela mudança na regra é o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. No entendimento dele, a votação secreta beneficiaria o emedebista e os brasileiros “querem votação aberta para as eleições dos presidentes do Congresso”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.