“Não tenho medo de ser preso”, diz Lula

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2016 15h00
Ricardo Stuckert/ Instituto Lula Lula - Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a alegar sua inocência nos processos de tráfico de influência, ocultação de patrimônio e participação no esquema de propina da Petrobras nos quais é citado ou investigado. Sobre a Lava Jato, Lula vê um “pacto” de investigadores com a mídia para difamá-lo.

“Não tenho medo de ser preso. Tenho a consciência de que eles não têm acusação, da minha inocência”, afirmou Lula e se disse “vítima de um processo de calúnia”. O petista ainda exige: “eu não quero nada, só quero que peçam desculpas pelas mentiras que contaram a meu respeito”.

Lula negou que o tríplex no Guarujá e o sítio de Atibaia, que tiveram obras de melhorias bancadas por empreiteiras investigadas no petrolão, sejam dele. “Inventaram que eu tenho um apartamento e vão ter que provar que o apartamento é meu, ou me dar um apartamento”, provocou. “Eu sou vítima de acusações em que você não tem uma única prova (…). As pessoas querem transformar uma mentira que eles inventaram num processo”, afirmou também Lula.

Suposta conspiração da mídia

Lula também acusou a Justiça de fazer um “pacto” com a imprensa e criminalizá-lo junto à opinião pública. “Tanto a imprensa serve alguns procuradores como os procuradores servem à imprensa, tanto o delegado serve à imprensa quanto a imprensa serve ao delegado. É uma alimentação mútua na perspectiva de criar fato consumado”, avaliou.

“Um comportamento inteligente é aquele que você investiga, você prova, você acusa julga, e condena. Um julgamento que não é inteligente, você faz um pacto com a imprensa, a imprensa faz a manchete de jornal, ela vai te criminalizando junto à opinião pública sem nenhuma prova. Depois de dez acusações em horário nobre na televisão ou na primeira página dos jornais, você, mesmo inocente, estará condenado dentro da opinião pública”, considerou o ex-presidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.