Negros e indígenas acessam menos atividades culturais do que brancos, revela estudo do Datafolha

  • Por Matheus Moreira/Jovem Pan
  • 07/12/2018 14h48 - Atualizado em 07/12/2018 14h49
Flickr - Jon Westra De acordo com o estudo, o principal obstáculo para o acesso à Cultura é a dificuldade de acessar a internet

Um estudo realizado pela JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Datafolha revela que negros (pretos e pardos) e indígenas acessam menos eventos culturais do que brancos. De acordo com o estudo, 66% dos negros vão a no máximo dois eventos culturais por ano ou não vão a nenhum. Nesta mesma categoria, apenas 29% são brancos.

O acesso a atividades como ir ao cinema, bibliotecas, ou mesmo ler livros, depende em grande parte da gratuidade. Entre os negros, 69% só vai a eventos ou consome cultura totalmente gratuita, enquanto pessoas brancas somam 26% neste quesito.

Não para por aí. As diferenças também aparecem quanto a classe e acesso à internet. 60% da classe D/E foi a até 2 eventos culturais ou não foi no último ano. Nas classes A e B, respectivamente 8% e 17%.

Das pessoas que foram a no máximo dois eventos culturais no último ano, 41% nunca usou a internet contra 25% que acessa mais de uma vez por dia.

Os indígenas

Outra raça que também encontra dificuldade em acessar cultura são os índios. Dos que foram no máximo duas vezes (ou não foram) a qualquer evento cultural, os índios somam 32%.

Cerca de 35% dos indígenas que responderam à pesquisa só participaram de atividades culturais gratuitas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.