No final do discurso na ONU, Dilma diz que brasileiros venceram o autoritarismo e impedirão “retrocessos”

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2016 10h54
EFE/Andrew Gombert Dilma durante cerimônio de assinatura do Acordo de Paris na sede da ONU em Nova York

A presidente Dilma Rousseff dedicou os últimos segundos de sua fala sobre o meio ambiente na cúpula da ONU, em Nova Iorque, para “mencionar o grave momento que vive o Brasil”.

“A despeito disso (do grave momento), quero dizer o Brasil é um grande país com uma sociedade que soube vencer autoritarismo e construir uma pujante democracia”, disse a presidente. “Nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir quaisquer retrocessos. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”, terminou Dilma.

O acordo climático

Na fala de cerca de oito minutos sobre o meio ambiente, Dilma disse que o acordo de Paris, que está sendo assinado por líderes internacionais, “representou um marco histórico na construção do mundo que queremos”. Dilma assumiu o compromisso de assegurar a pronta execução do acordo no Brasil.

“Países em desenvolvimento como o Brasil têm apresentado resultados expressivos na redução das emissões e têm se comprometido com metas ainda mais ambiciosas”, afirmou também. Ela defendeu um compromisso dos países “para além dos US$ 100 bilhões anuais” e pediu um “esforço robusto do setor privado” para a redução dos poluentes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.