No Twitter, parlamentares do PSL comentam depoimento de Palocci sobre desvios no BNDES
Na manhã desta quarta-feira (2), três dos dez principais assuntos discutidos no Twitter se referiam ao depoimento que o ex-ministro Antonio Palocci deu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta terça-feira (2). Na data, ele afirmou que a nota de risco da Angola foi rebaixada propositalmente, para permitir que o BNDES aumentasse o volume de empréstimos para obras da Odebrecht no país africano.
Desta forma, os Trending Topics foram tomados pela #CaixaPretaDoBNDES, em segundo lugar entre a lista de dez assuntos mais comentados, seguida pela expressão “500 bilhões”, que faz referência a um trecho do depoimento de Palocci sobre os empréstimos. O nome do ex-ministro ficou na quinta colocação de palavra mais publicada no Twitter do Brasil
Em sua maioria, as menções são críticas às gestões anteriores – Palocci foi ministro da Fazenda durante o governo de ex-presidente Lula (PT) – e foram muito utilizadas por parlamentares do governo de Jair Bolsonaro (PSL) para diminuir a repercussão polêmica sobre a audiência do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), por exemplo, escreveu que “enquanto os adeptos dos xingamentos, balbúrdia, cuspideira, maconhaço interpelavam o ministro Moro, Palocci fazia revelações bombásticas sobre Lula e toda a caterva”. Já a deputada Carla Zambelli (PSL-RJ) também compartilhou a notícia e creditou às revelações de Palocci “o desespero da petralhada” na audiência que inquiriu o ministro Sergio Moro na terça.
Janaína Paschoal (PSL), autora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e atual deputada estadual em São Paulo, aproveitou o ensejo para relembrar que “durante o impeachment, eu já falava do BNDES”. A deputada também disse que “as revelações de Palocci só surpreendem pelos montantes”.
Internautas também compartilham imagem de um tuíte antigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, datado de 28 de abril de 2017, no qual afirma que não tem nenhuma preocupação com delação porque “Palocci é meu companheiro há 30 anos, é um dos homens mais inteligentes desse país”.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.