Nova política de conteúdo local vai à consulta pública neste mês, diz ministério

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/11/2016 15h11
11/09/15- Piauí- Brasil- Nesta sexta-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff vai até Paulistana, no interior do estado do Piauí, para visitar as obras da Ferrovia Transnordestina. O trecho da obra compreendido entre os municípios de Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE), e que passa por Paulistana, possui 423 quilômetros de extensão e já atingiu quase 50% de obras executadas. Blog do Planalto Ferrovia Transnordestina - obras

O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) colocará em consulta pública, em meados deste mês, as alterações na política de conteúdo local que vão ser usadas nas rodadas de licitações de áreas do ano que vem, segundo o secretário de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix.

Ele disse que se reuniu na semana passada com representantes da indústria fornecedora e que recebeu deles reivindicações para garantir a contratação local de equipamentos e serviços pelas companhias petroleiras que vão participar dos leilões. Entre as reivindicações feitas esteve a inclusão de bens na lista de possíveis aquisições no Brasil.

Além das mudanças na política de conteúdo local, a indústria pede isonomia tributária em relação ao Repetro, regime fiscal que permite a importação de equipamentos sem o pagamento de impostos. A indústria fornecedora pede isenção fiscal equivalente para ter a mesma competitividade dos importados.

“O princípio filosófico apresentado pelos fornecedores locais eu entendo e defendo. Mas os entendimentos sobre isonomia variam muito”, afirmou Félix, ressaltando que a decisão sobre o Repetro será do Ministério da Fazenda e que ele não participa desse debate.

O secretário do MME participou nesta terça-feira (1) da cerimônia de despedida de Magda Chambriard da diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que deixa o cargo nesta sexta-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.