Nove ônibus são sequestrados e usados de barricadas no Rio de Janeiro
Região do Itanhangá registrou nos últimos meses o sequestro de 130 veículos, utilizados como barreira para impedir a chegada de viaturas policiais
Nove ônibus foram sequestrados na manhã desta quarta-feira no Itanhangá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e utilizados como barricadas. O Centro de Operações da Prefeitura informou sobre o bloqueio na Estrada do Itanhangá, próximo à Comunidade Vila da Paz, afetando o tráfego em ambas as direções. O congestionamento resultou em uma longa fila de ônibus, e a via foi liberada por volta das 13h.
As forças de segurança, incluindo a CET-Rio, a Polícia Civil e a Polícia Militar, estão mobilizadas na área, com a participação de equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A ação visa prevenir conflitos territoriais entre facções rivais que atuam na região. De acordo com a Rio Ônibus, os veículos sequestrados estavam em circulação em Jacarepaguá antes de serem utilizados como bloqueios.
Nos últimos doze meses, a região já registrou o sequestro de 130 ônibus. Somente em 2024, até agora, 95 coletivos foram alvo de sequestros para esse fim, e oito deles foram incendiados. A frequência desses incidentes é alarmante, com criminosos sequestrando um ônibus a cada dois dias para criar barricadas.
Entre janeiro e junho de 2024, a média de ônibus sequestrados em comunidades do Rio foi de 71 por mês.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.