Novo ministro de Minas e Energia anuncia diálogo com iniciativa privada

  • Por Agencia Brasil
  • 02/01/2015 14h09

O novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recebeu nesta sexta-feira (2) o cargo de seu antecessor, Edison Lobão. Em discurso, Braga destacou a importância do diálogo entre governo e iniciativa privada. “Quero manter um diálogo construtivo com os representantes do setor privado, em especial os investidores, com o propósito de construir um ambiente propício aos investimentos. Precisamos valorizar cada vez mais a parceria entre o governo e os empresários”.

Braga também comentou os escândalos que afetam a Petrobras, empresa vinculada ao ministério, mas foi cauteloso e preferiu exaltar a empresa e separá-la dos envolvidos na Operação Lava Jato. “Creio que a Petrobras tem dado resposta aos órgãos de fiscalização com absoluta transparência. É preciso que se investigue, que os possíveis culpados, após seu amplo direito de defesa, possam ser condenados. Mas não podemos confundir isso com a Petrobras, ela é maior que tudo isso. O que precisamos é fortalecer e aprimorar a governança na Petrobras”, avaliou.

Para ele, o envolvimento de grandes empresas nas investigações da Polícia Federal não deve esvaziar os leilões de usinas hidrelétricas previstas para 2015. “É preciso entender que nesse momento de dificuldades é que surgem grandes oportunidades para novos investidores. O que queremos deixar muito claro é que queremos um diálogo franco, ampliado com o setor privado”.

Braga disse que não acredita que o país esteja à beira de uma crise energética, mas adianta que ainda precisa de informações mais detalhadas sobre a situação do setor elétrico. “Já ficou claro que nosso sistema elétrico é robusto, o problema é saber quanto ele custa. Não vejo, sinceramente, como engenheiro eletricista e gestor público, que estejamos diante de um risco iminente. É claro que nós estamos coletando dados e informações para que possamos ter dados mais precisos e detalhados”.

A cerimônia teve a presença de figuras importantes do seu partido, o PMDB. O presidente do Congresso, Renan Calheiros, e o líder do partido no Senado, Eunício Oliveira, compuseram a mesa durante a transmissão de cargo.

O agora ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fez elogios a seu sucessor e, se despedindo do cargo, disse que trabalhará pelo fortalecimento do setor elétrico na volta ao Senado. “Senador da república, eleito pelo povo do Maranhão, retomo o meu mandato, do qual me licenciara, para continuar defendendo as causas de interesse do Brasil.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.