Novo regimento de escolas públicas do DF permite que diretores revistem alunos

A medida atende, segundo a Secretaria, a uma das principais demandas de docentes, gestores, pais e alunos

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2019 11h38
Dênio Simões/Agência Brasília A minuta foi encaminhada na última segunda-feira (29) a todas as 678 escolas da rede distrital

Com o intuito de coibir situações de bullying contra alunos e colocar fim à sensação de impunidade na comunidade escolar além de organizar o ambiente e melhorar a relação entre alunos e professores, a Secretaria de Educação do Distrito Federal produziu um novo Regimento Escolar.

A minuta foi encaminhada na última segunda-feira (29) a todas as 678 escolas da rede distrital. A medida atende, segundo a Secretaria, a uma das principais demandas de docentes, gestores, pais e alunos, pois “contempla direitos, deveres, obrigações e responsabilidades no contexto das inter-relações entre os membros da comunidade escolar”.

Algumas das mudanças previstas no regimento são:

– Diretores e vice-diretores poderão exercer o poder disciplinar nos casos estritos de fundados indícios de infrações penais ou de atos infracionais previstos na legislação.

– Diretores e vice-diretores podem promover revista individual dos bens de estudante matriculado e em contexto de aprendizagem.

– Gestores poderão, quando necessário, solicitar o apoio policial.

– No caso de aplicação de medidas disciplinares, os alunos devem ser ouvidos e podem se defender por escrito.

– Entre os deveres do professor está assegurada a imparcialidade no trato pedagógico e disciplinar com cada estudante sob sua supervisão.

– Sobre a integridade física e psicológica dos alunos, as situações de maus-tratos devem ser comunicadas pelos gestores ao Conselho Tutelar no prazo de 24 horas.

Confira as demais propostas da Secretaria de Educação do DF.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.