Novo relator deve apresentar na terça parecer a favor de processo contra Cunha

  • Por Jovem Pan com agências
  • 10/12/2015 12h02
Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados Deputado Marcos Rogério (PDT-RO)

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator do processo sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou hoje (10) que na próxima terça-feira (15) apresentará formalmente o novo relatório sobre o caso e lembrou que, como já era de conhecimento de todos os parlamentares, será favorável à admissibilidade do processo.

“Meu parecer em razão da discussão da matéria já é conhecido de todos, então apresentarei apenas de maneira formal meu relatório”, disse Marcos Rogério, destacando que, por zelo ao processo, não apresentaria o voto imediatamente.

Rogério disse concordar com a conclusão a que chegou Fausto Pinato (PRB-SP), antigo relator destituído, mas divergir em pequenas questões técnicas do parecer apresentado, também pela continuidade do processo de cassação de Cunha. “Será apenas uma apresentação formal do que já é conhecido. Não avançarei um milímetro em aspectos meritórios desse processo”, assegurou.

“Vou repeitar o devido processo. Não aturarei com açodamento nem procrastinação, serei na condição de relator, um ajudante de cumpridor do regimento. Vou zelar pela probidade do processo”, afirmou.

O relator também elogiou o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que, segundo ele, mesmo discordando da substituição do antigo relator agiu com a cautela que o processo exige acatando a decisão da vice-presidência da Casa.

As sessões no Conselho de Ética têm sido adiadas nos últimos dias por várias ações de protelações, questionamentos de “questões de ordem” e discussões intermináveis sobre temas como furada de fila de dois minutos. Nesta quinta (10), dois deputados quase chegaram a se agredir após discussão, mas foram contidos por parlamentares. Veja o vídeo deste momento aqui.

Deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Wellington Roberto (PR-PB) quase entraram em confronto físico, mas foram logo contidos (Reprodução/ TV Câmara)

Com Agência Brasil e Agência Câmara

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.