Número de venezuelanos no Brasil deve dobrar em 2019, diz ONU
De acordo com a ONU, Organização das Nações Unidas, o número de refugiados e imigrantes da Venezuela no Brasil deve ser duas vezes maior no próximo ano. Os vizinhos estão fugindo da fome, falta de moradia e da violência. A estimativa da ONU é de que o governo brasileiro precisará de cerca de 56 milhões de dólares em ajuda da comunidade internacional para lidar com os migrantes. Ao todo, o Brasil terá recebido, ao fim de 2019, 190 mil refugiados e imigrantes
Esta é a primeira vez que as Nações Unidas falam da imigração venezuelana como “crise humana”. A expectativa do órgão internacional é obter cerca de 736 milhões de dólares com o auxílio dos países membro para ajudar cerca de 2,2 milhões de venezuelanos. Para o representante da ONU sobre a crise na Venezuela, as nações deveriam olhar para o caso como sendo um “terremoto humanitário”.
O número de pessoas que devem deixar a Venezuela até o fim de 2019 pode chegar a 5,3 milhões. No grupo, pelo menos 460 mil são crianças. Cerca de 3,6 milhões precisarão de ajuda. Ainda de acordo com o relatório, até o fim de 2018, o Brasil atingirá a marca de 88,9 mil venezuelanos.
*com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.