Onyx: Auxílio deve ser estendido para mães adolescentes e pais solteiros

Segundo o ministro, governo estuda a prorrogação do benefício, mas ainda não há definição sobre isso

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2020 16h47
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Ministro Onyx Lorenzoni de máscara Nota técnica da pasta recomenda o pagamento do benefício somente para essa parcela da população, e não todas as categorias profissionais sugeridas pelo Congresso

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (7) que o presidente Jair Bolsonaro deve sancionar o trecho da proposta de ampliação do auxílio emergencial que concede o benefício também para mães adolescentes e pais informais que tomam conta sozinhos dos filhos.

Segundo Onyx, que participou de reunião remota da comissão mista que acompanha as ações relacionadas à Covid-19, a nota técnica da pasta recomenda o pagamento do benefício somente para essa parcela da população, e não todas as categorias profissionais sugeridas pelo Congresso Nacional. O Executivo tem até o dia 14 de maio para vetar ou sancionar a proposta.

De acordo com o projeto aprovado pelo Senado, também terão o direito de receber o benefício mais de 70 categorias de trabalhadores atingidos pela pandemia. Entre elas, agricultores familiares, catadores de recicláveis, taxistas, professores contratados que estão sem salário, diaristas e trabalhadores de salão de beleza.

“A maioria das categorias, a totalidade delas está abrangida no auxílio emergencial de hoje. E as que não estão caem no benefício emergencial que é tocado lá no Ministério da Economia”, argumentou o ministro.

A fala de Onyx veio depois da cobrança de vários parlamentares sobre uma posição do governo em relação à sanção do projeto e à ampliação do auxílio.

O ministro disse, também, que o governo estuda a prorrogação do benefício, mas que ainda não há definição sobre isso. “Ainda estamos vencendo a etapa da primeira parcela. Está nas nossas análises, no nosso horizonte, mas ainda não temos nenhuma definição”, apontou.

Alguns parlamentares, como Randolfe Rodrigues, chegaram a defender que o auxílio emergencial se torne permanente, como uma política de renda mínima. Onyx afirmou que tem simpatia pela ideia criação de um programa de renda mínima no Brasil, a exemplo do que já existe em outros países.

* Com informações da Agência Senado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.