Oposição vai recolher assinaturas para CPI investigar escândalo da Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2014 08h52

A oposição vai tentar recolher assinaturas de CPI para investigar compra de refinaria pela Petrobras nos Estados Unidos e governistas tentam abafar crise. O fim de semana foi marcado por declarações de pré-candidatos à presidência sobre o aval dado por Dilma Roussef em 2006.

A então ministra da Casa Civil, que comandava o Conselho de Administração da empresa, alega que apoiou o negócio ao se basear em um parecer falho. A compra ultrapassou 1 bilhão de dólares, mas a mesma refinaria foi adquirida antes por uma companhia belga por 42 milhões de dólares.

Em meio às pressões, o diretor financeiro da Petrobras, Nestor Cerveró, acabou exonerado do cargo na última sexta-feira. O senador tucano Aécio Neves vai tentar recolher assinaturas para abrir uma CPI e critica a demissão.

*Ouça os detalhes no áudio

Em apoio a Aécio Neves, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou nota, nesse domingo, defendendo a CPI. O senador do PT, Delcídio Amaral, alegou que a compra da refinaria de Passadena, no Texas, já está sendo investigada.

Amaral, que já ocupou cargos na Petrobras, é apontado como responsável por indicar Nestor Cerveró para diretoria da empresa. Falando a José Maria Trindade, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicentinho, defendeu a investigação, mas considera a CPI desnecessária.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicentinho, reconheceu que existe a necessidade de apurar se ocorreu erro administrativo. O pré-candidato do PSB à presidência da República, Eduardo Campos, acusou o governo de estar querendo vender a Petrobras.

Apesar da pressão dos oposicionistas, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli já avisou que não vai comparecer a comissão no Congresso. Um ano depois da compra em Passadena, Dilma Roussef autorizou que uma refinaria no Japão fosse adquirida pela empresa brasileira nos mesmos moldes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.