Os Dois Lados da Moeda: convocação de Lula para depor é autoritária?

  • Por Jovem Pan
  • 19/02/2016 14h39
Gustavo Lima / Luís Macedo / Câmara dos Deputados Domingos Sávio e Paulo Pimenta

 A oposição atua para convocar Lula para depor na CPI do Carf e entende esse depoimento como uma simples investigação. Do outro lado, a base aliada prega que está ocorrendo um pré-julgamento e perseguição do ex-presidente. O Congresso mantém um debate caloroso sobre o tema e nesta semana no programa Os Dois Lados da Moeda, dois deputados defendem pontos de vistas opostos.

Para o presidente do PSDB de Minas Gerais, Domingos Sávio, a convocação é devida: “Com certeza deve ser convocado para a CPI, investigado e tem que ser tratado como todo cidadão brasileiro, que tem que respeitar a lei e pagar pelos erros que eventualmente tenha cometido. (…) Eu, se for acusado de alguma coisa, a primeira coisa que eu quero é a oportuindiade de me defender. Lula ao se recusar na justiça talvez tenha que ser convocado mesmo aqui no Congresso, e em uma CPI ele não tem escolha, tem que vir para dar o seu depoimento”.

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) não vê a mesma disposição do Ministério Público Federal para investigar a oposição e afirma se tratar de perseguição ao ex-presidente: “Acho que se houver alguma questão pra ser esclarecida, que seja necessária a presença do presidente Lula, não vejo nenhum problema, assim como eu cobro da oposição, do Moro, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal a mesma conduta com relação ao Fernando Henrique Cardoso, ao Aécio Neves, já citado quatro vezes pela Lava Jato e que ainda não foi investigado. O que nós não aceitamos é a seletividade, porque investigação, quando é seletiva, não é investigação é perseguição”.

Ouça Os Dois Lados da Moeda no áudio acima.

Entrevistas do repórter JP em Brasília, José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.