Em meio à pandemia, consumidores de SP estocam produtos e álcool gel desaparece das prateleiras

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2020 08h59 - Atualizado em 15/03/2020 09h06
JOSI DONELLI/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO SUpermercado Na Itália, atual epicentro da doença no mundo, prateleiras dos supermercados também ficaram vazias com a alta procura de produtos

Em meio à pandemia do novo coronavírus, consumidores aumentam a quantidade de compras e prateleiras chegam a ficar vazias. Entre os produtos com maior procura estão, de fato, os itens de prevenção à covid-19, como álcool em gel.

Água, papel higiênico e produtos de bebê foram o foco das compras da médica endocrinologista Tatiane Longui. Ela reforçou o estoque desses produtos e prolongou as compras para mais três semanas, para evitar idas mais frequentes ao mercado. “Assim que eu cheguei passaram álcool onde a gente segura no carrinho. É importante a gente tomar esses cuidados.”

Além do constante uso de álcool em gel,  o número de pessoas usando máscaras durante as compras se tornou mais frequente. O consultor de negócios em saúde, Vinicius Lambert, adotou o uso do apetrecho cirúrgico para mitigar a possibilidade de contrair a doença, já que sua esposa está grávida de cinco meses.

Segundo ele, o casal preferiu já fazer suas compras para também diminuir as idas aos supermercados. “Compramos mais coisas para evitar vir ao mercado de forma desnecessária. Focamos em não perecíveis como arroz, feijão e até algumas frutas para congelar”, diz Lambert.

Procura

No supermercado Zaffari, localizado na zona oeste de São Paulo, o movimento de clientes estava maior que o normal neste sábado (14). As prateleiras de álcool gel e papel higiênico chegavam a ficar desguarnecidas, mesmo com constante reposição.

O supermercado chegou a limitar a compra de álcool gel a cinco unidades por pessoa. “Desde quinta-feira, aumentou muito a circulação. Tem de repor toda hora”, disse um funcionário.

Mas o aumento não aconteceu em todos os locais.  No hipermercado Extra da Lapa, os funcionários disseram que a quantidade de clientes estava abaixo do normal para um sábado e atribuíram isso ao receio das pessoas de sair de casa.  Entretanto, mesmo com a baixa no público, já não havia álcool gel nas prateleiras do estabelecimento.

Em nota, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) informou que observou um aumento da frequência de consumidores em alguns estabelecimentos, mas que os supermercados estão preparados para atender a demanda e não há registro de desabastecimento nas lojas do Estado de São Paulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.