Para evitar chapa de oposição, Temer está disposto a acordo com adversários internos

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2016 08h12
Brasília - O vice presidente Michel Temer concede entrevista coletiva após reunião com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (Valter Campanato/Agência Brasil) Valter Campanato/Agência Brasil - 06/01/2016 Vice-presidente da República Michel Temer

O vice-presidente da República, Michel Temer, iniciou uma ofensiva sobre aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como forma de evitar o lançamento de uma chapa de oposição para a escolha de um novo presidente do partido. Temer está disposto a acordo com adversários internos para continuar no comando da sigla por mais dois anos.

Prevista para março, durante a convenção nacional da sigla, em Brasília, o PMDB deve realizar votação para eleger a nova direção do partido. Algumas das lideranças do PMDB, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), pedem que a sigla aproveite a convenção para discussão acerca do rompimento com o Governo da presidente Dilma Rousseff.

O PMDB tem, além da vice-presidência da República, seis ministérios e cargos de segundo e terceiro escalão do Governo. Atualmente, o único candidato ao cargo de presidente do PMDB é Michel Temer, que está no comando desde 2001.

Apesar da aparente hegemonia, a troca de acusações entre Temer e Renan, ocorrida em dezembro do ano passado, fez com que aliados do presidente do Senado passassem a especular o interesse do senador em patrocinar uma candidatura de oposição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.