Para Fernando Gabeira, Lula influenciará eleição mesmo se for preso
O jornalista, escritor e político Fernando Gabeira (PV) disse na manhã desta sexta-feira (6) em entrevista à Jovem Pan que acredita que, mesmo se for preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuará tendo uma grande influência nas eleições gerais de 2018.
“Acho que, apesar da prisão, o Lula continuará tendo influência no processo. Ele tem essa capacidade de transição de voto. A esquerda, se for unida, pode ter um peso grande. Mas as eleições brasileiras podem evoluir para um processo em que a oposição direita-esquerda seja superada. Tudo depende das últimas definições. Do surgimento de candidatos, de reorganização. Pode haver o confronto clássico direita-esquerda, mas pode haver uma solução que altere completamente esse quadro. Precisamos de tempo”, declarou. “O que sei, e o que as pesquisas indicam, é que há um grande desejo de renovação”.
De acordo com Gabeira, militante que participou ativamente da luta contra a Ditadura Militar, o processo de redemocratização conquistado trouxe obviamente muitas vantagens, mas acabou se “esgotando”.
“Nosso sistema precisa ser renovado em toda sua dimensão. E acho que o que pesou muito e nos jogou nesse buraco foram as campanhas muito caras. Todos os candidatos envolvidos acabaram se vendo forçados a participar do mecanismo de buscar dinheiro de empresários e, para isso, fazerem concessões. O que contribuiu também foi a decadência da forma de organização chamada ‘partido’. Eles deixaram de discutir, refletir, apresentar alternativas. Emburreceram. Ficaram limitados a discussões burocráticas. Se tornaram vaquinhas dos dirigentes que usam dinheiro do fundo para se manter. Todo o sistema se deformou e não expressa mais as necessidades da sociedade”, afirmou, destacando a necessidade de se aprovar uma reforma política real no país.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.