Para Mourão, Guaidó foi precipitado e ‘não tomou a melhor decisão’

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2019 15h56
Gabriel Cruz Mourão disse que o único plano que o Brasil tem no momento é "colocar combustível lá em Roraima para as termelétricas funcionarem"

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, se precipitou ao dizer que tinha apoio militar para derrubar o governo de Nicolás Maduro, fato que não aconteceu nos dois dias de manifestações e confrontos no país. Segundo Mourão, “não foi a melhor decisão dele”.

“Eu não estou no sapato dele, não sei quais eram os dados que ele tinha para essa decisão que ele tomou. A gente especula, né, que ele, não sei se ele estava com medo de ser preso, se alguns elementos das Forças Armadas (da Venezuela) tinham prometido determinados apoios. Então, a gente não sabe quais eram os dados que ele tinha para ter tomado a decisão”, disse.

A opinião difere do que foi dito por Jair Bolsonaro. O presidente avaliou que Guaidó não foi derrotado e reconheceu o espírito patriótico e de luta pela liberdade do líder. “Não tem derrota nenhuma. Eu até elogio. Reconheço o espírito patriótico e democrático que ele Guaidó tem por lutar por liberdade em seu país”, afirmou o presidente.

Sobre a crise no país vizinho, Mourão disse que é preciso aguardar os acontecimentos, citando o que foi dito por Bolsonaro após reunião com representantes dos ministérios da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O vice destacou que o único plano que o Brasil tem no momento é “colocar combustível lá em Roraima para as termelétricas funcionarem”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.