Para participar de debates, Erundina protocola representação no TRE-SP

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/08/2016 18h06

"Será uma candidatura que não terá compromisso com o presidente interino Waldir Maranhão nem com o presidente que está para ser cassado" Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Luiza Erundina - PSOL - ag. Câmara

A candidata à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL), protocolou na tarde desta quinta-feira, 18, uma representação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em que ela pede para participar dos debates no rádio e na televisão nestas eleições municipais. Ela esteve na sede da Primeira Zona Eleitoral da capital com o candidato a vice de sua chapa, Ivan Valente, e com seu advogado, Aberto Canuto, para fazer o pedido.

Na representação, a coligação de Erundina pede que as emissoras convidem a candidata para participar dos debates mesmo antes do julgamento do mérito da ação, que alega o exercício da democracia no processo eleitoral. O julgamento que o PSOL pede que o TRE faça é pela inconstitucionalidade da Lei 13.165, de 2015, em que as emissoras de rádio e televisão são obrigadas a promover debates apenas com candidatos cujos partidos tenham pelo menos dez deputados federais na Câmara. Para os demais concorrentes, a presença nos debates é permitida desde que dois terços dos concorrentes concordem. No caso do PSOL, o partido tem seis deputados federais.

A estratégia de Erundina é garantir sua presença no debate que será promovido pela TV e Rádio Bandeirantes na próxima segunda-feira, 22. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar só no dia 24 uma ação direta de inconstitucionalidade apresentada pelo PSOL e pelo PV com teor semelhante, o PSOL quer que a Justiça Eleitoral de São Paulo abra uma exceção para a candidata, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. A representação será julgada pela Comissão de Juízes da Propaganda Eleitoral.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.