Patrimônio pessoal de Lula cresceu 360%, segundo Receita Federal

  • Por Jovem Pan
  • 16/09/2016 14h48
BRA56. SAO PAULO (BRASIL), 15/09/2016 - El expresidente de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva hace un pronunciamiento hoy, jueves 15 de septiembre de 2016, en Sao Paulo (Brasil). Luiz Inácio Lula da Silva rechazó hoy las acusaciones de corrupción y lavado de dinero de la Fiscalía y, en un irónico y largo pronunciamiento, dijo que si le prueban algún delito irá caminando hasta la comisaría para su detención. "Prueben e iré caminando para ser detenido en Curitiba", afirmó el ex jefe de Estado al citar la ciudad desde donde la Fiscalía lidera todas las investigaciones sobre el gigantesco escándalo de corrupción en la petrolera Petrobras. EFE/Sebastião Moreira EFE/Sebastião Moreira Imagens de Luiz Inácio Lula da Silva em discurso após denúncia - EFE

O patrimônio pessoal do ex-presidente Lula cresceu 360% cento em valores nominais. O comportamento está associado à renda obtida com a empresa dele em palestras desde o fim do segundo mandato na presidência da República.

A soma dos bens do petista chegou aos R$ 8,8 milhões no final do ano passado. A constatação é fruto da prestação de contas à Receita Federal, via Declaração de Imposto de Renda.

Entre 2011 e 2015, a empresa de palestras de Lula contabiliza a participação do político em, ao menos, 70 palestras no Brasil e no exterior. A maior transferência de valor entre companhia e representante máximo dela foi em 2014, com um deslocamento de mais de R$ 5,5 milhões.

Em novembro daquele ano estourou a fase mais aguda da Operação Lava Jato. Naquele momento, foram presos executivos e se passou a acusar formalmente o Planalto de arrecadar propina via Petrobras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.