Guedes será ouvido em comissão do Congresso sobre combate ao coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2020 15h58
  • BlueSky
Frederico Brasil/Estadão Conteúdo Paulo Guedes será ouvido em comissão do Congresso

O Congresso Nacional instalou nesta segunda-feira (20) a comissão mista que vai acompanhar as medidas econômicas relacionadas ao combate à pandemia de coronavírus. Uma das primeiras audiências virtuais deve ser com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O relator da comissão será o deputado Francisco Jr. (PSD-GO) e a presidência será do senador Confúcio Moura (MDB-RO). O senador disse que será feita uma reunião mensal da comissão com a equipe econômica do governo.

O deputado Francisco Jr. afirmou que a comissão terá um papel importante para planejar como será o futuro pós-pandemia. Já o presidente Confúcio Moura ressaltou a necessidade de aprovar leis que sejam efetivas:

“Porque não adianta aprovar lei e o recurso não chegar a quem interessa. A burocracia brasileira tem um rito perverso. A gente aprova lei, faz tudo, mas na hora da execução não acontece. Isso é decepcionante porque num momento como esse não dá para burocratizar tanto”, disse.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) sugeriu que a comissão peça relatórios ao BNDES, Banco Central e Tesouro Nacional sobre as operações de crédito concretizadas até agora.  Segundo Amin, só o Banco Central tem 16 linhas de crédito ativas e existem denúncias de lentidão em relação ao BNDES. O parlamentar ainda afirmou que será necessário ter dados das entidades sindicais sobre a questão do desemprego e acompanhar de perto a concessão do auxílio emergencial aos trabalhadores informais.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) deu outro exemplo do que deve ser fiscalizado pelo grupo. “A Caixa anunciou a compra de dívidas de hospitais filantrópicos no país com juros de 10%. Eu acho um absurdo. Deveria ser juro negativo ou taxa Selic. Mas como alguns contratos pertencem à Caixa, ela não está alterando os contratos. Permanece a mesma taxa de juros: 20 a 25% ao ano. É um crime. A Caixa está utilizando de uma política governamental para ampliar sua carteira de empréstimos num momento de pandemia”, observou.

*Com Agência Câmara

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.