Paulo Guedes: ‘Reforma da Previdência é o primeiro ataque robusto aos gastos públicos’

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2019 16h04
Fábio Motta/Estadão Conteúdo Ministro falou durante posse da nova chefe do IBGE

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (22) que “a reforma da Previdência é o primeiro ataque robusto aos gastos públicos’. Ele fez discurso durante a cerimônia de posse da nova presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra. O evento acontecer no Rio de Janeiro.

Na fala, o ministro voltou a afirmar que a gestão do presidente Jair Bolsonaro é “liberal”. Conforme costuma ressaltar em quase todos os discursos, os governos anteriores deixaram de lado o controle dos gastos públicos, levando à hiperinflação e, após a estabilização, o aumento crescente de despesas não foi atacado como deveria.

O ministro chegou a dizer que “só agora começamos a atacar” os gastos públicos, embora tenha dito que queria “dar o crédito” a iniciativas anteriores, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, e o teto dos gastos públicos, criado por Michel Temer. “Tudo isso veio, mas não adianta botar teto se não tem paredes. Hoje o teto está solto.”

Guedes alertou que o problema do gasto excessivo ainda precisa ser combatido por causa do elevado endividamento público. Segundo ele, a dívida é composta por “ativos ruins”, com juros altos, e cresce como uma “bola de neve”. “Aparentemente está tudo calmo porque a inflação está baixa, mas a dívida está chegando a R$ 4 trilhões.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.