Pernambuco registra a primeira morte por sarampo desde 2013

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2019 16h52
Marcelo Camargo/Agência Brasil Vacina contra o Sarampo A vítima foi um bebê de sete meses que faleceu em Taquaritinga do Norte

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou nesta segunda-feira (2) a primeira morte causada no estado pelo sarampo desde 2013. A vítima foi um bebê de sete meses que faleceu em Taquaritinga do Norte, região do Agreste.

No total, segundo a secretaria, já foram notificados 395 casos suspeitos da doença, sendo que 86 foram descartados, 296 estão em investigação e 13 foram confirmados após análise laboratorial realizada pela Fiocruz RJ. Desses, três são em Recife, três em Caruaru, um em Frei Miguelinho, um em Santa Cruz do Capibaribe e cinco em Taquaritinga do Norte.

Sarampo em São Paulo

O Ministério da Saúde confirmou, na última sexta-feira (30), mais duas mortes por sarampo em São Paulo: uma menina de quatro meses, residente de Barueri; e um garoto de nove meses, residente na capital. Na terça (27), foi registrado o primeiro óbito desde 1997, um homem de 42 anos, sem histórico de imunização contra a doença.

Sarampo na Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também emitiu um alerta na última semana para um aumento acentuado dos casos de sarampo na Europa. Segundo o órgão, no primeiro semestre de 2019, as transmissões ultrapassaram as registradas em todo o ano de 2018. A doença ressurgiu em quatro países europeus onde era considerada erradicada.

“O restabelecimento das transmissões de sarampo é preocupante. Se não houver alta cobertura de imunização com o apoio de todas as comunidades, crianças e adultos sofrerão desnecessariamente, e alguns tragicamente morrerão”, afirmou Günter Pfaff, presidente da Comissão Regional de Verificação da Erradicação do Sarampo e da Rubéola.

Segundo a OMS, foram 89.994 casos de sarampo em 48 países europeus nos primeiros seis meses de 2019, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2018, quando houve 44.175 casos. Os números já superam os 12 meses de 2018, quando foram registradas 84.462 ocorrências.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.