Pesquisas com células-tronco e suas aplicações serão debatidas em comissão nesta quarta

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2017 06h00
Reprodução Reprodução Segundo o parlamentar, é importante dar atenção à “medicina regenerativa”, que procura controlar e ampliar a capacidade natural da reconstrução de tecidos

As pesquisas com células-tronco e suas aplicações na Medicina no País são alvo de debate pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática nesta quarta-feira (22). O debate atende a um requerimento do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

Segundo o parlamentar, é importante dar atenção à “medicina regenerativa”, que procura controlar e ampliar a capacidade natural da reconstrução de tecidos. “São essenciais as terapias capazes de preservar, melhorar elou restaurar as funções teciduais”, disse. “Estima-se que nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil ultrapasse os 30 milhões (13% da população), com a elevação dos gastos em assistência médica, que têm como principais responsáveis as doenças degenerativa”, completou.

Estão convidados para participar do debate: o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gildásio de Cerqueira Daltro; a professora do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alice Teixeira Ferreira; a professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Claudia Maria de Castro Batista; e a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.