Petistas preparam vigília em São Bernardo para apoiar Lula em caso de prisão

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2018 13h36 - Atualizado em 03/04/2018 13h38
EFE/Fernando Bizerra Jr. EFE/Fernando Bizerra Jr. Segundo aliados, ex-presidente não quer confrontos em caso de eventual prisão

Militantes do PT preparam para esta terça (3) e quarta-feira (4) vigílias e mobilizações a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem habeas corpus preventivo julgado pelo STF na quarta à tarde. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Condenado em 2ª instância na Lava Jato no caso do tríplex do Guarujá, Lula acompanhará o julgamento do recurso em que pede para não ser preso desde o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

A mesma cidade onde mora o ex-presidente. Em frente a seu apartamento, petistas preparam uma “vigília” desde a tarde desta terça. Os aliados também devem acompanhar o ex-presidente no sindicato.

Os apoiadores de Lula garantem, no entanto, que não querem opor resistência a um eventual cumprimento de mandado de prisão. A ideia é apenas evitar que o líder petista esteja sozinho quando chegarem os policiais federais. Os aliados do ex-presidente dizem que ele está preocupado com o risco de confronto e cogita se apresentar às autoridades caso vislumbre truculência dos militantes.

Se o habeas corpus de Lula for negado pelo Supremo, o juiz Sergio Moro estará autorizado a decretar a prisão do ex-presidente, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O julgamento pode, no entanto, se tornar uma revisão do entendimento atual do próprio STF de permitir a prisão após condenação em 2ª instância.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.