PF apura discussão entre ministro Lewandowski e advogado em voo

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2018 08h48
Valter Campanato/Agência Brasil ministro ricardo lewandowski com a mão no pescoço e olhando para o lado “Vem cá, você quer ser preso?”, questionou Lewandowski a passageiro de voo

A Polícia Federal (PF) vai apurar em um inquérito a discussão entre o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e o advogado Cristiano Caiado de Acioli, de 39 anos, ocorrida nesta terça-feira (4) em um voo que ia de São Paulo para Brasília.

Sentado na primeira fileira de um voo de Congonhas com destino a Brasília, o ministro Ricardo Lewandowski irritou-se com um passageiro que manifestou um sentimento majoritário da população brasileira nos últimos anos: “Ministro Lewandowski, o Supremo é uma vergonha, viu? Eu tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo vocês”.

Imediatamente, o ministro desviou o olhar da tela do seu celular e respondeu: “Vem cá, você quer ser preso?”. Em seguida, pediu ao comissário do voo que acionasse a Polícia Federal. Assista aqui.

Acioli foi conduzido à Superintendência Regional da PF do Distrito Federal, onde prestou depoimento, e foi liberado em seguida. Antes de esclarecer os fatos à autoridade policial, o advogado ficou retido por aproximadamente uma hora na aeronave, acompanhado de perto por um agente da PF.

Em nota, o gabinete do ministro informou na noite de terça que o magistrado, ao “presenciar um ato de injúria” à Corte, “sentiu-se no dever funcional de proteger a instituição a que pertence, acionando a autoridade policial para que apurasse eventual prática de ato ilícito, nos termos da lei”.

*Com informações de Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.