PF cumpre mandados de busca e apreensão em inquérito sobre ataques ao STF

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2019 10h20
Divulgação Carlos Moura/SCO/STF Os mandados foram determinados pelo relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (21) no âmbito do inquérito que investiga notícias falsas e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados foram determinados pelo relator do processo na Corte, ministro Alexandre de Moraes. A ação ocorre nos estados de São Paulo e Alagoas.

No despacho, o ministro explicou que, entre as apurações do inquérito, está o vazamento de informações e documentos sigilosos, que tiveram o intuito de “atribuir ou insinuar a prática de atos ilícitos” por membros da Suprema Corte. O ministro não cita a Receita Federal, mas, recentemente, a Corte se voltou contra vazamentos de análises do Fisco que citavam ministros dos tribunais superiores, como Gilmar Mendes. A esposa dele, Guiomar Mendes, também foi citada.

O inquérito também investiga, segundo Aelxandre de Moraes, a existência de esquemas de financiamento e divulgação em massa nas redes sociais que tenham o objetivo de lesar a independência do Poder Judiciário. Na terça-feira (19), o ministro indiciou a Polícia Civil de São Paulo para colaborar nas investigações relacionadas à internet, por entender que ela tem expertise em crimes na internet e porque há suspeitas de que esses esquemas estejam no estado.

Foram designados para o caso o delegado federal Alberto Ferreira Neto, chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Fazendários, e o Delegado Maurício Martins da Silva, da Divisão de Inteligência do DIPOL-SP.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.