PF deflagra 23ª fase da Operação Lava Jato

  • Por Agência Estado
  • 22/02/2016 08h08
SP - OPERAÇÃO LAVA JATO/ODEBRECHT - GERAL - Agentes da Polícia Federal fazem buscas na sede da Odebrecht, em São Paulo (SP), durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, nesta segunda-feira (22). Um dos alvos desta etapa é o publicitário João Santana, que foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. 22/02/2016 - Foto: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO MARCOS BEZERRA / FUTURA PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO PF deflagra Operação Acarajé

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (22) a 23ª fase da Operação Lava Jato, chamada Acarajé. Os policiais estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para cumprir 51 mandados.

João Santana, marqueteiro do PT, é um dos alvos da Operação Acarajé. Santana trabalhou nas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. A nova fase mira os pagamentos feitos pela construtora Odebrecht para Santana, no exterior.

Foram presos o operador de propinas Zwi Skornik e estão em andamento buscas e apreensões ainda na Odebrecht. As medidas contra Santana foram prejudicadas, pois ele está fora do País.

O nome da operação, Acarajé, é uma referência ao apelido usado pelos alvos para designar dinheiro.

A operação Lava Jato foi deflagrada em março de 2014 mirando um grupo de doleiros, entre eles Alberto Youssef que delatou o esquema de corrupção na Petrobras.