PF realiza operação para prender contrabandistas de cigarros do Paraguai

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2019 08h23
Estadão Conteúdo Mercadoria entrava no Brasil utilizando uma rede de funcionários, olheiros, barqueiros, carregadores e motoristas

Agentes da Polícia Federal saíram às ruas de várias cidades dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul para cumprir 20 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão contra uma quadrilha que contrabandeava cigarros do Paraguai. A Operação Contorno Norte mobiliza mais de 80 oficiais nesta terça (11).

As investigações começaram em 2016, quando uma carreta carregada com cigarros contrabandeados bateu em um veículo onde estava uma família no Contorno Norte de Maringá.

Os agentes, então, detectaram uma organização criminosa responsável pelo transporte da carga contrabandeada. Os cigarros entravam a partir de Salto Del Guairá, no Paraguai, utilizando uma rede de funcionários, olheiros, barqueiros, carregadores e motoristas.

Nos três anos de apuração, a PF já prendeu 204 membros da quadrilha, realizou 130 flagrantes de contrabando, além da apreensão de 156 caminhões e outros 60 veículos utilizados nos crimes. Cerca de 105 mil caixas de cigarros, o equivalente a 52 milhões de maços, também foram capturados. As mercadorias foram avaliadas em R$ 250 milhões pela Receita Federal, gerando aproximadamente R$ 360 milhões em tributos e multas.

As ações desta manhã acontecem nos municípios paranaenses de Nova Esperança, Guaíra, Umuarama, Alto Paraíso e em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Além disso, contas bancárias, imóveis e veículos vinculados aos investigados foram bloqueados pela Justiça.

Os presos responderão pelos crimes de organização criminosa, contrabando, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, falsidade ideológica e corrupção ativa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.