PGR pede ao Supremo abertura de inquéritos para investigar Renan, Delcídio e Jader

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2015 20h18
Montagem/Folhapress Renan Calheiros

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquéritos para investigar uma suposta ligação entre o presidente do Senado, Renan Calheiros e dos senadores Delcídio Amaral e Jader Barbalho, além do deputado Aníbal Gomes, com o esquema de corrupção realizado na Petrobras.

Os quatro parlamentares podem ser investigados por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O pedido de apuração envolvendo os congressistas foi motivado por um processo mantido oculto no Supremo, método adotado para a tramitação de delações premiadas que estão sob sigilo.

Uma destas delações, que citam os três senadores, é do lobista Fernando Baiano. O delator afirmou que o senador petista Delcídio Amaral recebeu US$ 1 milhão ou US$ 1,5 milhão, fruto de propinas pagas com recursos desviados da compra da refinaria de Pasadena.

Ainda na delação de Fernando Soares, o Fernando Baiano, Delcídio teria recebido propina por ter endossado a indicação de Nestor Cerveró para o cargo de diretor Internacional da estatal.

Baiano mencionou ainda que Renan Calheiros, Jader Barbalho e Silas Rondeau (ex-ministro de Minas e Energia), também foram beneficiários do esquema de corrupção. Os congressistas negam ligação com os desvios.

*Informações do jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.