Pleito deste domingo deve confirmar crescimento do PSDB e recuo do PT no comando das principais cidades
Eleitores voltarão às urnas em 30 de outubro
Eleitores de 57 municípios voltam às urnas amanhã e pleito deve confirmar vitória do PSDB e derrota do PT nas principais cidades do país.
Além disso, as eleições de 2016 vão ficar marcadas pelo crescimento de partidos menores em grandes capitais, como o Rio de Janeiro.
Os tucanos podem começar 2017 com mais de 800 prefeituras, incluindo a de São Paulo, conquistada ainda no primeiro turno de forma inédita.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o PSDB venceu em 15 e foi para o segundo turno em outras 19.
O PMDB, o partido que conquistou o maior número de prefeituras, ganhou em cinco cidades grandes e está no segundo turno em 15.
O analista político, Rafael Cortez, diz a Anderson Costa que o ano que vem deverá ser agitado com os partidos visando a eleição seguinte:
Rafael Cortez acrescenta que o PMDB está em uma situação delicada por não ter conseguido pensar em um nome para a eleição presidencial de 2018.
O cientista político da Universidade de Brasília, Valdir Pucci, entende que o PSDB precisa trabalhar para não chegar fragmentado nas próximas eleições:
Valdir Pucci acredita que, apesar da derrota do PT em 2016, ainda poderá haver dicotomia da sigla contra o PSDB no pleito presidencial.
Das 57 cidades com eleições de segundo turno, 18 são capitais e os petistas concorrem apenas em Recife, com chances remotas de vitórias.
***Ouça a entrevista completa no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.