Plenário aprova voto nominal a todos os requerimentos da PEC do teto
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta segunda-feira (10) por 288 votos a 10 a votação nominal para todos os requerimentos que forem apresentados hoje durante a sessão que votará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que cria o teto para o crescimento dos gastos públicos.
O pedido por votação nominal que foi feito pela bancada do PMDB é uma forma de ir medindo o quórum do governo no Plenário ao longo da sessão. Além disso, a medida elimina a etapa de votação simbólica de cada requerimento que for apresentado pela oposição, encurtando a discussão ao não dar espaço para pedidos de verificação de votos.
Já os partidos de oposição – que prometem pautar diversos requerimentos para obstruir a apreciação da PEC – encaminharam contra a votação nominal, mas foram derrotados.
No momento, há 436 deputados nas dependências da Câmara, sendo que 407 já registraram presença no Plenário. A expectativa do governo é de que o texto principal seja votado apenas após as 22h. Além disso, já há seis pedidos protocolados de destaques à PEC.
Para aprovar o teto de gastos em primeiro turno na Câmara, o governo precisa de 308 votos no Plenário. Com menos parlamentares na Casa mais cedo, o governo teve apenas 255 votos para a aprovar o requerimento de quebra de interstício que permitiu a votação da PEC hoje, enquanto a oposição teve somente nove votos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.