PMDB da Bahia pede expulsão de Kátia Abreu do partido

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2016 20h26
Brasília - A ministra Kátia Abreu e secretários, dão coletiva sobre a reabertura de mercados para a carne brasileira, e fazem balanço das ações do ministério em 2015 (Elza Fiuza / Agência Brasil) Elza Fiúza/Agência Brasil Kátia Abreu - AGBR

O PMDB da Bahia entrou, nesta sexta-feira (01), com um pedido de expulsão da senadora Kátia Abreu da sigla, segundo informação do vice-presidente da legenda, Eliseu Padilha. O Conselho de Ética do partido irá analisar o caso.

O pedido de expulsão tem como base a escolha da senadora em permanecer no Governo Dilma como ministra da Agricultura, descumprindo assim a ordem do diretório nacional que decidiu na terça-feira (29) pelo desembarque do Governo.

Em reunião comandada pelo vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá, confirmou a saída do partido da base aliada do Governo Dilma Rousseff por aclamação.

“A partir de hoje, nesta reunião histórica para o PMDB, o partido se retira da base do Governo de Dilma Rousseff e ninguém do País está auorizado a exercer qualquer cargo público em nome do partido”, disse Jucá.

Um dia após a decisão do partido, a ministra confirmou pelo Twitter que não deixaria o Governo.

No Twitter, a ministra diz que fica no partido e no governo, apesar dos apelos da ala controlada pelo vice-presidente, Michel Temer, pelo desembarque total do governo. “Continuaremos no governo e no PMDB. Ao lado do Brasil no enfrentamento da crise”, disse a ministra. “Deixamos a presidente à vontade caso ela necessite de espaço para recompor sua base”, afirmou. “O importante é que na tempestade estaremos juntos”, concluiu.

Além de Kátia Abreu, cinco peemedebistas ainda ocupam cargos nos ministérios do Governo. São eles: Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Eduardo Braga (Minas e Energia), Mauro Lopes (Secretaria de Aviação Civil) e Helder Barbalho (Secretaria de Portos).

Nesta segunda-feira (28), Henrique Alves antecipou-se à decisão do partido e pediu exoneração do cargo de ministro do Turismo.

*Com informações de Band

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.