PMDB elege Leonardo Picciani para líder da bancada na Câmara

  • Por Reuters
  • 11/02/2015 13h05

Leonardo Picciani Pedro Ladeira/Folhapress Leonardo Picciani

O PMDB da Câmara elegeu, em uma disputa apertada nesta quarta-feira, o deputado Leonardo Picciani (RJ) para liderar a bancada do partido  na Casa.

Por 34 votos, Picciani foi escolhido para comandar a segunda maior bancada da Câmara no lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi eleito para a presidência da Casa no início do mês. O deputado Lúcio Vieira Lima (BA), que também concorria ao posto, recebeu 33 votos da bancada.

“O PMDB tem tradição democrática, tem tradição de disputas e após a disputa se consolida a unidade. Esse é o compromisso de todos os deputados e dos candidatos”, disse Picciani a jornalistas quando questionado se a vitória por apenas um voto poderia sinalizar alguma divisão no partido.

A bancada de deputados do PMDB já deu dores de cabeça ao Planalto, e sob a batuta de Cunha bateu de frente com o governo e trouxe algumas derrotas em votações.

Segundo o novo líder, os deputados peemedebistas manterão sua postura de analisar e debater cada proposta que for encaminhada ao Congresso para definir sua posição. Afirmou, no entanto, que a bancada não apoiará medidas com impacto econômico, justamente em um momento em que o governo se mobilizou em um esforço para sanear as contas públicas e aguarda a votação de duas medidas provisórias que alteram regras de concessão de benefícios, editadas na intenção de gerar economia aos cofres públicos.

“O PMDB tem responsabilidade com o país, tem responsabilidade com o Parlamento”, disse.

A recente disputa pela presidência da Câmara entre Cunha e o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) gerou rusgas entre os dois partidos e estremeceu a relação do PMDB com o Planalto, resultando inclusive na troca da liderança do governo na Casa.

Picciani, que apoiou o candidato de oposição Aécio Neves (PSDB-MG) na eleição presidencial, garantiu que estará aberto para o diálogo com o governo, sua liderança e os comandos dos demais partidos da Casa.

“O PMDB é base do governo. O PMDB tem na figura do vice-presidente Michel Temer a presença no governo”, afirmou o novo líder, acrescentando que os deputados têm a “noção exata” de que seu partido garante a governabilidade.

Picciani já convocou a bancada para uma reunião no dia 24, logo após o Carnaval. Lúcio Vieira Lima, por sua vez, será o indicado da bancada para assumir a presidência ou a relatoria da CPI criada neste ano para investigar denúncias envolvendo a Petrobras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.