Polícia apreende mala de dinheiro e armas na casa de João de Deus

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2018 10h44 - Atualizado em 19/12/2018 10h44
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo João de Deus cercado de policiais A casa onde o médium João de Deus mora, em Goiás, foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (18)

A Polícia Civil de Goiás apreendeu uma mala com dinheiro em espécie e armas na casa do médium João de Deus. O local era um dos alvos de mandados de busca e apreensão que foram cumprindos pelos policiais na última terça-feira (18).

O advogado de defesa de João de Deus, Alberto Toron, negou que o dinheiro tenha qualquer relação com a suposta movimentação de R$ 35 milhões nas contas do médium. O Ministério Público identificou a movimentação no sábado, um dia antes de o líder espiritual se entregar. Além do dinheiro, a polícia também apreendeu armas e documentos na residência.

Também foram alvos da operação a Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus fazia os atendimentos, e o endereço de uma entidade comunitária conhecida como Casa da Sopa, que distribui alimentação para os moradores da comunidade.

No centro de atendimentos espirituais, os policiais passaram pelo escritório administrativo, pelos salões onde aconteciam os cultos e também pelas salas pessoais de João de Deus. Um dos principais auxiliares do médium, conhecido como Chico Lobo, teve de mostrar à Polícia Civil como é a rotina de atendimento ao público. O auxiliar foi filmado demonstrando as etapas pelas quais os seguidores e fiéis têm de passar para realizar as sessões na casa.

O objetivo desses mandados de busca e apreensão é esclarecer divergências entre os depoimentos das vítimas que dizem ter sido abusadas sexualmente por João de Deus e o que o médium alega. Por enquanto, o médium é investigado por envolvimento em quinze casos de abuso sexual. O Ministério Público de Goiás, porém, já concentra mais de 500 depoimentos de vítimas contra ele.

A Polícia Civil de Goiás deve encerrar seus primeiros inquéritos até a próxima sexta-feira (21).

Pedido de prisão domiciliar

Também nesta terça-feira, a Justiça de Goiás negou o pedido da defesa de João de Deus de transforma a prisão preventiva em prisão domiciliar. Os advogados devem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta.

Segundo o advogado Alberto Toron, é preciso considerar a idade avançada do médium, que tem 76 anos, e o estado de saúde dele.

João de Deus está preso há três dias numa cela de 16 metros quadrados no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Ele se entregou à polícia no domingo, em uma estrada de Abadiânia (GO), dois dias depois de ter sua prisão decretada pela Justiça.

*Com informações da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.