Polícia recaptura 517 detentos que fugiram de presídios paulistas
Pelo menos 517 presos que fugiram de três presídios do estado de São Paulo na segunda-feira (16) foram recapturados. A Secretaria da Administração Penitenciária não informou quantos detentos fugiram.
Segundo informações da secretaria, a situação já foi controlada nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária de Mirandópolis.
Até o momento, foram recapturados 184 detentos em Mongaguá, 82 em Tremembé e 251 em Porto Feliz.
De acordo com a secretaria, as fugas e atos de insubordinação ocorreram por conta da suspensão da saída temporária, que ocorreria nesta terça-feira (17).
“Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, que é o preso que tem a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar, e que por lei tem direito a cinco saídas temporárias por ano”, diz a secretaria, por meio de nota.
Ela explicou que a saída temporária que beneficiaria 34 mil sentenciados do regime semiaberto foi suspensa em razão da pandemia da Covid-19.
O órgão também acrescentou que o objetivo é prevenir a instalação e propagação do vírus entre uma população vulnerável, já que, com a volta dos presos liberados, haveria o risco de o vírus ser levado ao interior das unidades.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.