Popularidade de Dilma Rousseff tem leve recuperação, diz Datafolha

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2015 20h33
BRASÍLIA, DF, 18.12.2015: DILMA-DF - A presidente da República, Dilma Rousseff, assina nesta sexta-feira (18) um decreto regulamentando a Zona Franca Verde em alguns municípios da Amazônia, que prevê a isenção de imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre itens com matéria-prima de origem regional. A cerimônia acontece no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). (Foto: Renato Costa/Folhapress) Renato Costa/Folhapress Dilma Rousseff

Neste sábado (19), o instituto Datafolha divulgou um novo levantamento sobre a imagem da presidente da república Dilma Rousseff. Realizada nos últimos dias 16 e 17, a pesquisa revelou que, após um pico de 71%, a impopularidade da chefe de Estado caiu para 65%.

Ao mesmo tempo, a aprovação da presidente apresentou uma tendência oposta, de crescimento. Depois de chegar a apenas 8% no último mês de agosto, subiu para o índice de 10% em novembro e, agora, chegou a 12%. Entretanto, ela ainda está no terceiro pior patamar desde o início de seu primeiro mandato, em 2011.

A maior alteração da pesquisa foi percebida entre os mais velhos, de 60 anos ou mais. Enquanto os eleitores jovens mantiveram a aprovação de Dilma estagnada, a popularidade da presidente entre a população idosa subiu de 13% para 21%. Entre os eleitores de 45% a 54%, também subiu de 8% para 15%.

Quanto à população nordestina, a aprovação do governo de Dilma subiu de 10% para 17%.

Outro dado que chama atenção é que, desde a abertura do processo de impeachment, a porcentagem de eleitores que defendem a renúncia da presidente caiu de 65% para 60%. Ao mesmo tempo, a população a favor da cassação do Presidente da Câmara Eduardo Cunha subiu de 80% para 82%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.