Por problemas de saúde, Toffoli concede prisão domiciliar a Paulo Maluf

  • Por Jovem Pan
  • 28/03/2018 17h54 - Atualizado em 28/03/2018 18h15
Rovena Rosa/Agência Brasil Paulo Maluf: Homem idoso em frente a microfone Paulo Maluf é acusado de desviar recursos na construção da Avenida Roberto Marinho, antiga Águas Espraiadas

O ministro do STF, Dias Toffoli determinou, nesta quarta-feira (28), que o deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP) cumpra prisão em regime domiciliar. A decisão acata o pedido da defesa, uma vez que os advogados apresentaram um laudo médico de 86 páginas, comprovando que o parlamentar de 86 anos está com a saúde frágil. Nesta quarta-feira (28), Maluf, inclusive, foi internado às pressas em um Hospital de Brasília.

Em seu despacho, Toffoli ressaltou que Maluf “passa por graves problemas relacionados à sua saúde no cárcere”.

A defesa de Maluf tentava a concessão da prisão domiciliar desde a primeira instância da Justiça em Brasília. Antes de chegar ao STF, todos os pedidos dos advogados para que o deputado fosse solto foram negados.

Em janeiro, o juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, disse que Paulo Maluf se recusou a receber atendimento odontológico na Papuda pelo fato de a consulta não ter sido realizada na hora marcada. O deputado chegou a assinar um termo no qual recusou atendimento.

O magistrado também destacou que Maluf não estava se alimentando corretamente por conta própria e “tem passado os dias à base de minipizza, refrigerante, café e água”, itens que não fazem parte da alimentação servida no presídio e que são custeados por ele na cantina da Papuda.

Macacari lembrou ainda que há cerca de 16 mil presos na Penitenciária da Papuda, sendo mil com doenças graves, dentre os quais 485 hipertensos, quatro cardiopatas e sete cadeirantes.

O ex-prefeito de São Paulo cumpre pena no complexo Penitenciária da Papuda, em Brasília, desde dezembro de 2017. O parlamentar foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro.

*Com informações complementares da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.