Posto Ipiranga pede suspensão de paródia de João Doria Jr.

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2016 12h56
Reprodução Propaganda de João Doria Jr. imita conceito e cenário da do posto Ipiranga sem a devida autorização

A equipe do candidato a prefeito de São Paulo João Doria Jr. (PSDB) colocou no ar uma paródia de famosa propaganda do Posto Ipiranga, que entrou com um pedido de suspenção do anúncio ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE). A informação é da colunista da Folha de S. Paulo Mônica Bergamo.

Em uma das propagandas, um caminhoneiro pede informações a um vendedor de rua em cenário praticamente idêntico ao da propaganda da rede de postos de combustíveis. Na campanha de Doria, o eleitor pergunta onde encontra “gente bem feliz com o prefeito”, “praça com wi-fi funcionando” e “escola com bastante computador”.

Enquanto a primeira peça aponta para o posto de gasolina, a de Doria a personagem diz que tais elementos só serão encontrados “lá na propaganda do PT”.

Assista às duas peças e compare:

O Posto Ipiranga alega no pedido de suspensão o “uso indevido do conceito”. A empresa diz que “busca proteger seus direitos sobre sua célebre campanha”. Ela enfatiza também que “a companhia respeita a pluralidade democrática e faz questão de se manter neutra em pleitos eleitorais”, de acordo com Bergamo.

O prefeito Fernando Haddad (PT), alvo satírico da campanha e que concorre à reeleição, também pediu a suspensão da propaganda por supostamente desobedecer à lei eleitoral e por “ridicularizá-lo”.

A equipe do tucano, por sua vez, entende que a peça publicitária “não afronta a legislação autoral e tampouco a eleitoral”

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