Postura do BC garantiu combinação de juros e inflação em níveis baixos, diz Ilan
Ilan Goldfajn fez um alerta contundente em defesa da aprovação da reforma da Previdência para a continuidade do cenário de juros e inflação baixos vividos hoje pelo País. Ele avisou que não é “prudente” considerar que o cenário externo atualmente favorável vá se perpetuar. Por isso, o presidente do BC reforçou o discurso da necessidade de aprovação das reformas que já estava presente na ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
“O cenário externo é algo que não está no nosso controle e que não devemos tomar como dado”, ponderou. Segundo ele, a reforma da Previdência é fundamental para o equilíbrio da economia, que significa inflação e taxas de juros baixos e sustentáveis, permitindo a redução da taxa de juros estrutural do País.
Ele ressaltou que o ano foi muito “proveitoso” do ponto de vista econômico. “Cofiem em mim! Se eu achasse que não foi proveitoso e não diria. Estaria dizendo ‘estamos a caminho, estamos avançando. Tivemos avanços consideráveis”, afirmou .
O presidente do BC citou o aumento de 1,3 milhão de empregos em 2017. Para ele, houve avanços estruturais , com resultados ao longo do tempo de forma continua e benefícios no médio e longo prazos”, afirmou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.