Prazo para defesa de Witzel em processo de impeachment volta a ser contado na quarta-feira
O prazo de dez sessões parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para que a defesa de Wilson Witzel, governador do estado, se manifeste no processo de impeachment deve voltar a ser contato na próxima quarta-feira, 8.
A decisão foi tomada pela comissão especial que analisa a denúncia nesta segunda-feira, 6, e deve ser publicada no Diário Oficial desta terça-feira, mesma data em que os advogados do governador devem ser notificados. A contagem se inicia no dia seguinte.
Entenda
Witzel foi notificado sobre a abertura do processo em 23 de junho. A partir da data, o prazo de dez sessões começaria a ser contato, mas no dia seguinte, a comissão suspendeu o prazo a pedido da defesa do governador, até que informações solicitadas a diversos órgãos fossem recebidas. Por isso, na prática, o prazo só começa a contar na próxima quarta.
Após o recebimento da defesa de Witzel, em até 10 sessões ordinárias no plenário da Alerj, a comissão terá mais cinco sessões para elaborar um parecer sobre a denúncia, que será levado a votação pelos 70 deputados. Os prazos serão contados no mês de julho, já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não foi votada pelos deputados, o que, segundo a Constituição Estadual, impede que a Casa entre em recesso.
Após o fim dos prazos de defesa e de produção do parecer, caso a denúncia seja aprovada pela maioria absoluta do plenário (36 deputados), o governador será afastado e será formada uma Comissão Mista que decidirá sobre a perda de mandato. Essa comissão será composta por cinco parlamentares escolhidos pela Alerj e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), sendo conduzida pelo presidente do TJ-RJ.
* Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Copacabana Palace ganha nova ala de luxo com 68 suítes e diárias que passam de R$ 30 mil
Hotel está reformando um antigo prédio anexo de 11 andares para funcionar como uma nova ala com 68 suítes luxuosas, todas com varandas privativas e vista para a praia e o Cristo Redentor
- Estudante agredido na UFRJ nega acusações: ‘Não sou nazista’ Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Defesa Civil alerta para chuva com raios em SP Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Coronel do Exército morre após cair de parapente em praia do RJ Estadão Conteúdo · há 23 horas
- Turista de 39 anos morre após ser atingida por raio em praia de Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 1 dia