Prazo para regularizar situação eleitoral termina nesta quarta (4); confira
Termina nesta quarta-feira (4) em todo o Brasil o prazo para quem precisa regularizar sua situação com a justiça eleitoral a tempo para as eleições do final do ano.
Excepcionalmente, os postos do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) funcionam por ordem de chegada neste último dia, ou seja, sem agendamento.
Os documentos que é necessário levar são carteira de identidade, comprovante de residência e certidão de dispensa do serviço militar.
As pessoas que querem atualizar sua situação eleitoral em questões menos importantes (que não têm prazo definido) deve evitar comparecer aos cartórios eleitorais nesta quarta, pois não terão prioridade de atendimento.
Veja quem deve e quem não deve visitar um dos 425 cartórios do estado de São Paulo:
PRECISA visitar o cartório eleitoral:
- Quem precisa tirar o título pela primeira vez (mais de 18 anos obrigatório; de 16 a 18 anos, opcional);
- Quem tem que transferir seu local de votação;
- Quem está com o título de eleitor cancelado (deixou de votar em três turnos seguidos).
Consulte AQUI no site do TSE a sua situação eleitoral.
NÃO PRECISA visitar os cartórios nos próximos dias. Melhor esperar para depois de 4 de maio (ou após as eleições em alguns casos):
- Quem apenas quer fazer o cadastramento da biometria (ainda não é obrigatório no estado de São Paulo, a não ser em 15 cidades; veja mais abaixo);
- Quem faltou em apenas um ou dois turnos e ainda não teve o título cancelado, mas precisa apenas pagar multa;
- Quem quer tirar a segunda via do título eleitoral. Não é necessário mais fazê-lo. É exigido apenas no momento da votação o próprio documento de identidade com foto. O número do título de eleitor também pode ser consultado aqui.
Biometria
Dos 32 milhões de eleitores paulistas, mais de 5 milhões já estão cadastrados. Foram implantados aparelhos biométricos em todos os cartórios eleitorais. Assim, quem foi tirar o título pela primeira vez ou resolver outra pendência, já teve a digital cadastrada. Quando uma determinada cidade alcança 60% de cadastramento, aí torna a biometria obrigatória.
Em 15 municípios paulistas, o cadastramento biométrico dos eleitores já foi concluído e é utilizado nas eleições. Nas cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo, o eleitor que não fez a identificação biométrica teve o título cancelado e precisa regularizar sua situação para poder votar.
Informações de entrevista da assessora-chefe do TRE-SP, Eliana Passarelli, concedida ao repórter JP Tiago Muniz, e do site oficial do órgão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.