Prefeito de Ilhabela (SP) é afastado em operação da PF

Batizada de Prelúdio II, a ação investiga crimes de fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2019 08h49
Divulgação O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB) O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB)

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (14) em uma operação realizada pela Polícia Federal (PF). A ação, batizada de Prelúdio II, investiga crimes de fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa.

Os agentes da PF cumprem 21 mandados de busca e apreensão, seis de afastamento de função pública, três de prisão preventiva, além de uma medida cautelar.

Segundo a Polícia Federal, os materiais apreendidos na Operação Prelúdio I serviram de base para a instauração de novo inquérito envolvendo outros alvos, agentes políticos.

A Operação Prelúdio I teve início em outubro de 2107 e comprovou que, no início da gestão de Tenório, a empresa contratada para os processamentos de resíduos de podas e folhas e da construção civil deixou de processar os resíduos por quatro meses e foi feita a rescisão amigável do contrato.

Os investigadores suspeitam que a medida tenha sido uma ação combinada para justificar a contratação emergencial de nova empresa e dar aparência de legalidade a nova contratação.

A investigação constatou que a nova empresa contratada, até então, não possuía equipamentos, pessoal, maquinário, veículos ou qualquer experiência na execução do objeto do contrato, cujo edital exigia empresa especializada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.