Prefeitura de SP abre 13 mil novas valas e não descarta trabalho 24h do serviço funerário

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2020 13h28 - Atualizado em 23/04/2020 13h30
EFE caixao coronavirus Oito câmaras refrigeradas, com capacidade para mil corpos que aguardam sepultamento, também foram adquiridas

Bruno Covas não descarta a possibilidade do serviço funerário de São Paulo precisar trabalhar 24 horas por dia, caso seja necessário. Inclusive, 13 mil novas valas estão sendo abertas para as vítimas do novo coronavírus.

Oito câmaras refrigeradas, com capacidade para mil corpos que aguardam sepultamento, também foram adquiridas.

O prefeito da cidade de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (23) medidas que tem o objetivo de viabilizar o bom funcionamento do sistema funerário, de modo a minimizar a dor das famílias que perderam alguém por conta do novo coronavírus.

Após apresentar uma nova campanha, que mostra a cidade de Guayaquil, no Equador, como um exemplo do que pode acontecer caso o isolamento social não seja respeitado, Covas citou a criação de um plano de contingenciamento para garantir o funcionamento adequado do sistema funerário.

De acordo com ele, foram liberados R$ 40 milhões de crédito complementar para o setor.

Além disso, foi ampliada a capacidade de serviço e cemitérios para 400 operações por dia. Pelo menos 220 coveiros foram contratados para atender a nova demanda. Segundo o prefeito, já há a possibilidade de mais 200 profissionais reforçarem a equipe.

Ele anunciou também o aumento para 32 carros trabalhando na frota do serviço funerário, além da ampliação no atendimento das agências funerárias. Novas unidades foram instaladas nos nove hospitais municipais referências no combate a covid-19.

A partir de agora a central telefônica 156 também atende a demanda funerária. Os velórios de corpos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus foram suspensos nos cemitérios municipais. Os que não tem a ver com a doença foram limitados a uma hora de duração, com capacidade máxima de 10 pessoas.

Outras aquisições

Foram adquiridas ainda 38 mil novas urnas, 15 mil sacos para deslocamento de corpos e 3 mil EPIs para os funcionários dos cemitérios. Covas anunciou também a possibilidade de adquirir mil gavetas em cemitérios verticais.

Na sexta-feira (24) será publicado um decreto municipal flexibilizando o monopólio do serviço funerário para que os velórios do sistema privado não precisem passar pelo serviço público.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.