Prefeitura de SP intensifica lavagem das ruas e cuidados na coleta do lixo

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2020 12h37 - Atualizado em 23/03/2020 08h24
  • BlueSky
Divulgação/PMSP limpeza coronavírus são paulo Até o momento os serviços de limpeza urbana continuarão funcionando normalmente pelo município

A Prefeitura de São Paulo apresentou um plano de contingência de gestão de resíduos sólidos para a cidade em parceria com a Amlurb, por conta da pandemia do novo coronavírus.

As orientações foram divididas em: preventivas, administrativas e operacionais — e visam garantir a proteção da saúde pública e prevenir a disseminação da covid-19.

Algumas medidas já estão em andamento, como a ampliação dos protocolos de higiene nos alojamentos, garagens e veículos — e o reforço na comunicação aos funcionários.

Próximos aos hospitais, a Amlurb também já iniciou uma intensificação dos serviços de lavagem das vias com desinfetante bactericida. Serão contratadas 55 equipes extras, com 715 agentes, para reforçar o serviço já fornecido.

Além da lavagem, também houve pulverização de água, sabão e água sanitária nos pontos de ônibus localizados nas imediações das unidades de saúde. A ação deve ser expandida para entorno de comércios, estações do Metrô e da CPTM.

Nos 104 ecopontos da cidade, os funcionários não irão mais manusear os resíduos descartados pela população. Ele deverá ser feito diretamente nas caçambas ou nos PEV’s. Por hora, as ação de educação ambiental porta a porta foram suspensas.

Em casa, uma das recomendações aos paulistanos em tempo de pandemia é reforçar os sacos de lixo. Os materiais devem ser ensacados duas vezes em sacos resistentes e em até 2/3 da sua capacidade.

Até o momento os serviços de limpeza urbana continuarão funcionando normalmente pelo município. Porém, caso seja decretado isolamento social generalizado, serão priorizados serviços mínimos essenciais, como a coleta de resíduos domiciliares e hospitalares.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.