Prefeitura pretende apresentar “check” elétrico do Pacaembu em 72 horas
No último domingo (4), um apagão paralisou por 50 minutos o clássico entre Santos x Corinthians, no estádio do Pacaembu. Mas o episódio de queda de energia tem se tornado frequente no estádio, uma vez que já foram registrados problemas em uma partida da Copa São Paulo e outras três do Campeonato Paulista.
Em entrevista à Jovem Pan, o secretário Municipal de Esportes, Jorge Damião, garantiu que a prefeitura tem buscado solucionar a questão da iluminação, inclusive, até afastou um dos administradores do estádio. “Foram três episódios diferentes, mas esse de ontem foi em nossa cabine primária. Já fizemos uma reunião com todos os nossos técnicos para identificar esse assunto. Tomamos algumas providências, entre elas, afastamos um servidor que administrava o estádio para que pudêssemos colocar um outro servidor, e assim, ele montar uma equipe gerencial e buscar essas soluções”, disse o secretário.
Damião garantiu ainda que nas próximas 72 horas, a prefeitura vai apresentar um “check” completo sobre todo o sistema elétrico do Pacaembu.
“Não podemos esquecer que o Pacaembu é um senhorzinho com mais de 70 anos (…) E ainda requer uma série de investimentos. Pedimos esse diagnóstico de todo o circuito elétrico para traçar as ações de curto, médio e longo prazo. Em conversa com a Eletropaulo acertamos de fazer uma grande varredura no entorno do estádio. Internamente também estamos fazendo o mesmo procedimento na cabine primária e em todo o sistema de transmissão para que possamos garantir o pleno fornecimento de energia em pelo menos 90%”, destacou o secretário.
Jorge Damião explicou ainda que a administração municipal vai apresentar a instalação de dispositivos para garantir um sincronismo entre o gerador e a rede, entre a Eletropaulo e o Pacaembu. “Quando essas lâmpadas de sódio caem leva de 15 a 20 minutos para esfriarem e religarem. Diferentemente das lâmpadas de LED, que além de gastar uma energia muito menor, um problema como esse não seria percebido e elas continuariam acesas”, explicou Jorge Damião.
O secretário acrescentou ainda que há uma força-tarefa, em toda a cidade de São Paulo, focada na resolução desse problema do Pacaembu.
Questionado sobre uma possível demora no diagnóstico, Jorge Damião alegou que as quedas foram motivadas por diferentes razões, mas o episódio do último domingo ocorreu na cabine primária. “Agora que acendeu o sinal de alerta. Paramos tudo e colocamos nosso sistema de engenharia para fazer uma avaliação total de como resolver esse problema dentro desse processo. No próximo dia 15 temos que garantir a realização de um jogo do Santos”, afirmou o secretário.
Concessão
Já sobre a concessão do estádio, Damião afirmou que o processo está bem adiantado e já há algumas empresas interessadas. “Em 29 de março será publicada a consulta pública e o edital de concessão para que as pessoas possam ter acesso (…) Já em 18 de abril devemos ter o edital de licitação”, explicou.
“O Estádio precisa muito de um grande investimento. O torcedor quando chega no Pacaembu lembra um pouco da casa da avó, você sabe que está com problemas, mas é muito bem recebido”, finalizou.
*Com informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.