Presidente da Câmara diz não haver espaço para discutir impeachment de Dilma

  • Por Agência Estado
  • 11/02/2015 14h30

O presidente da Câmara dos Deputados Alan Marques/Folhapress O presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse não “ver espaço” para a discussão de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Líderes da oposição têm defendido a saída da petista com base nos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras. Uma série de manifestações está marcada em todo o País no dia 15 de março.

“Não vejo espaço para isso pedido de impeachment da presidente. Não concordo com esse tipo de discussão e não terá meu apoiamento”, afirmou o parlamentar, tido como desafeto do Palácio do Planalto. “Existe uma diferença muito grande entre você ter qualquer tipo de divergência ou forma como atuar com independência. Mas o governo que aí está legitimamente eleito. Não dá para você, no início do mandato, querer ter esse tipo de tratamento neste processo”, afirmou.

Cunha autorizou a criação de uma CPI na Câmara para investigar o esquema de corrupção na Petrobrás. Após o recesso de Carnaval, o presidente da Casa disse que instalará a comissão e indicará nomes para compô-la, caso os partidos não façam isso. “Quem não tiver indicado, eu vou indicar. Isso será uma prática normal aqui, a gente conceder os prazos e os partidos que não indicarem, nós vamos substituir, indicar e, depois, eles substituem, se assim entenderem”, explicou o presidente.

Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), candidato derrotado na disputa pela liderança do PMDB na Câmara, ocupará o “principal posto” da CPI, segundo Cunha. O presidente, no entanto, não sinalizou se o deputado baiano ficará com a presidência ou a relatoria da comissão.

Daniel Carvalho/AE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.