Presidente da Câmara volta atrás sobre candidatura de Temer: “tema para 2018”

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2016 14h05
Divulgação/Democratas Rodrigo Maia (DEM) - DIV

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que, caso Temer seja confirmado como presidente com o impeachment de Dilma Rousseff, e o governo chegar a 50% de aprovação, ele será o candidato à presidência da República em 2018 “quer queira, quer não”. As palavras de Maia vão de encontro com as do presidente em exercício, Michel Temer, que já declarou que não é candidato em 2018. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o presidente da Casa voltou atrás no que disse e adotou um tom mais cauteloso sobre o assunto, colocando como prioridade outros fatores.

“Eu acho que isso vai ser um tema só pro ano de 2018. Acho que a entrevista tratou de vários temas e acho que os mais importantes são outros. É claro que um governo forte fará o seu sucessor, mas os temas mais importantes nesse momento são as matérias que a Câmara precisa votar, a renegociação da dívida dos Estados, a questão do Pré-Sal e a questão do teto são temas que serão decisivos pra que a gente possa pensar em 2018. É claro que em política não se nega, em tese, a falar de cenários e foi um cenário que eu analisei de forma bem objetiva. Mas acho que esso é um cenário que a gente vai deixar pra 2018”, afirmou Maia.

De acordo com o presidente da Câmara, a sua intenção era falar que a possível candidatura de Temer nas eleições de 2018 seria uma “tendência”.

“O que eu disse é que, em tese, se o governo estiver muito forte, a tendência é a base inteira se aglutinar em torno de um candidato só. E o mais fácil de todos (…) seria o próprio (Temer). Mas, eu acho que esse é um tema pro futuro. O presidente, inclusive, já reafirmou hoje que não é candidato à reeleição, eu acho que o mais importante é que o governo está no caminho certo, que as propostas de reorganização e reestruturação de Estado estão colocadas e estão corretas, no meu ponto de vista, e o que a gente precisa é trabalhar pra que elas sejam aprovadas. Não adianta a gente pensar no depois se a gente não fizer o que a gente tem que fazer antes, que são as reformas”, explicou.

Maia disse também que a parte importante é que o Brasil vive uma crise e o que será feito para o país sair dela. O deputado reafirmou ainda que o foco da entrevista em que ele colocou Temer como futuro candidato à reeleição não deveria ter tal parte como destaque e ainda sugeriu uma manchete diferente para a matéria.

“O Brasil está vivendo uma crise, está começando a dar sinais de que pode sair dessa crise. O importante é a gente tratar o seguinte: como a gente vai colaborar como deputados para que o Brasil supere a crise, para que o Brasil possa crescer 2% ano que vem e 4% em 2018. Em 2018 vamos tratar da eleição, que eu acho que essa preocupação do presidente Michel Temer de não misturar os temas, ela é fundamental. Apenas foi uma análise que eu fiz dentro de uma entrevista alonga que se puxou aquela manchete. Eu acho que, talvez, a manchete pudesse ser “Câmara deve encaminhar e aprovar as principais propostas de reestruturação do Estado”, que são urgente pro Brasil”, disse.

Rodrigo Maia falou ainda sobre as prioridades da Câmara dos Deputados na volta do recesso. Confira no áudio acima a entrevista completa do presidente da Casa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.