Presidente da CET atribui queda nas mortes no trânsito à campanha de Doria

  • Por Jovem Pan
  • 23/02/2018 17h19 - Atualizado em 23/02/2018 17h46
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas carros Cidade de São Paulo registrou 6,56 mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes em 2017

As mortes por acidente no trânsito na cidade de São Paulo caíram 7% em 2017, na comparação com 2016, segundo dados divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em entrevista à Jovem Pan, o presidente da CET, João Octaviano Machado Neto, defendeu que os números são resultado da política Trânsito Seguro, implantada pelo prefeito João Doria (PSDB).

“Há uma série de requisitos que foram aplicados na cidade, desde a sinalização, educação para o trânsito, fiscalização, intensificação na ação conjunta com o policiamento de trânsito. Sem contar na grande campanha de orientação aos condutores e pedestres. Temos feito um grande esforço em levar esse conceito do Trânsito Seguro a todos”, explicou.

Machado Neto ressaltou que a questão do trânsito envolve também cidadania e educação, porém não descartou que o aumento da fiscalização também tenha contribuído para a alta. “A intensificação da fiscalização e a ação conjunta com policiamento de trânsito ajuda a toda essa ação com reflexo positivo. As pessoas ficam mais atentas na medida que há uma posição mais ostensiva dos agentes de trânsito”, disse.

Na contramão da redução de acidentes, o número de ciclistas mortos subiu no ano passado. Em 2016 foram 30 ciclistas que morreram, enquanto que em 2017 foram 37, alta de 23%. “Há um número maior de ciclistas na cidade, o que requer maior atenção e presença da fiscalização nestes corredores, como ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, afirmou.

“Mas também implica numa mudança de atitude dos condutores. A bicicleta faz parte de forma importante do modelo de mobilidade da cidade de São Paulo. Isso requer uma série de atenções com o sistema cicloviário e orientações ao ciclista para evitar situações de risco. É preciso que se tenha um convívio mais harmônico desse modal”, ressaltou.

Em 2017 a cidade de São Paulo registrou 6,56 mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes, números bem próximos da meta estipulada pela prefeitura, em conjunto com a ONU, que é de 6 mortes a cada 100 mil pessoas. Enquanto que no Brasil os dados são de 23,4 mortes por 100 mil habitantes.

“Um dos exemplos para essa redução é o projeto ‘M’Boi Segura’ na Avenida M’Boi Mirim. Em 2016, essa havia sido a terceira via que mais matava na cidade, atrás apenas das marginais. Já em 2017, com a implantação do projeto foram registradas apenas 7 mortes contra 20 do ano anterior”, esclareceu o presidente da CET.

*Com informações do repórter Vitor Brown

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